sexta-feira, 18 de maio de 2012

Tipos de Brises

 Brise-Soleil

O brise-soleil pode ser interno ou externo. Um exemplo de brise interno é a persiana. Os brises internos são brises móveis e os externos podem ser móveis ou fixos. Tanto os brises internos quanto os externos podem ser horizontais ou verticais.
Os brises horizontais impedem a entrada de raios solares através da abertura a partir do ângulo de altitude solar. Os brises verticais impedem a entrada de raios solares através da abertura a partir do ângulo de azimute solar.

Cobogó

Cobogó é aquele elemento vazado de cimento muito usado em casas construídas nos anos 1940 e 1950.
É bem nacional, pois foi criado em Recife em 1929 por três engenheiros que deram seus nomes a peça. COimbra, BOeckmann e GOis.
Usado para garantir a passagem de luz, conferir privacidade e permitir a ventilação evitando grandes ventos, o cobogó funciona para fechamento ou divisão de ambientes de maneira suave formando um jogo de luz e sombra com efeito muito bonito. Também é um aliado na economia de energia, uma vez que filtra o sol e garante ventilação permanente.


Toldos

Um toldo é uma cobertura secundária fixada à fachada de um edifício, que serve para proteger do Sol, do vento e da chuva. É tipicamente composta por uma lona de fibra acrílica, algodão ou poliéster, que é esticada sobre uma estrutura leve feita de alumínio, ferro, aço ou madeira. A configuração desta estrutura é uma espécie de treliça ou caixilho. Também é frequente a utilização de toldos em chapa de alumínio em casos em que a utilização de toldos de lona não é prática, como quando o peso da neve ou a força do vento são factores a ter em conta.

Os toldos são geralmente colocados sobre uma janela ou porta, ou sobre a área ao longo de um passeio. Com a adição de colunas nos seus cantos, um toldo torna-se num dossel, que é capaz de se estender para mais longe da fachada do edifício, como por exemplo no caso da entrada de um hotel.



link - 01
link - 02
link - 03

Nenhum comentário:

Postar um comentário